REFLEXÕES DOMINICAIS DO CARDEAL ARCEBISPO DE SÃO PAULO
DOM GASPAR BRUCH
Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria
17/08/2025
Queridos irmãos e queridas irmãs, hoje a Igreja no Brasil se alegra em contemplar a gloriosa Assunção da Virgem Maria, elevada ao céu em corpo e alma. Ora, se a consequência do pecado é a morte, Deus quis poupar sua mãe de sofrer por aquilo que não cometeu. A mãe do Senhor, que disse "sim" sem hesitar ao plano de Deus, é agora exaltada como sinal daquilo que também nós somos chamados a viver: a vida plena em Cristo.
O Evangelho nos apresenta Maria que canta o Magnificat, exaltando a grandeza do Senhor. Seu cântico é a revelação da confiança total no Deus que derruba os poderosos de seus tronos e exalta os humildes, que sacia de bens os famintos e despede os ricos de mãos vazias. Maria é modelo de fé que se entrega, é modelo de humildade que se transforma em exaltação.
Celebrar a Assunção de Maria é recordar que a vida não termina debaixo da terra: fomos criados para a eternidade! Maria, já glorificada, nos abre um horizonte de nova esperança, e com seu exemplo nos mostra que vale a pena viver com o coração voltado para Deus, mesmo em meio às lutas e dores do caminho.
Que neste domingo, portanto, renovemos nossa confiança no Senhor e peçamos que Maria nos ajude a dar o "sim" de cada dia, entregando cada passo nosso aos cuidados do Pai. Com ela, olhemos para o céu sem descuidar dos irmãos da terra, cantando as maravilhas que o Senhor realiza na nossa vida.
Deus os abençoe.